Habitação acessível

Reabilitar para arrendar

 

O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), criou uma linha de financiamento, designada por “Reabilitar para Arrendar – Habitação Acessível”.

Este programa, a que o Banco Europeu de Investimento (BEI) atribuiu 25 Milhões de euros, o Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa 15 Milhões e o Estado Português, através do IHRU, 10 Milhões, num total de 50 Milhões de euros, cobre até 90 % das despesas, com reembolso até 15 anos à taxa de 2,9 %, de operações de reabilitação de edifícios com idade igual ou superior a 30 anos, que após a reabilitação se destinem predominantemente a fim habitacional.

 

Ávidos por Fundos

Nas primeiras quatro semanas após a apresentação do Programa, esgotaram-se os 50 Milhões de euros, maioritariamente atribuídos a entidades, como p. ex.: Santa Casa da Misericórdia e organismos com quem o IHRU assinou protocolos preferenciais. De notar que os prédios pertencentes a heranças indivisas não estão contemplados.

Prevendo-se a constituição de outro Programa, a que venham a ter acesso os pequenos proprietários individuais, os associados da ANP que queiram reabilitar prédios antigos para disponibilizar no mercado de arrendamento habitacional em regime de renda condicionada, enquanto durar o empréstimo, permitindo vir a auferir  rendas de valor equivalente a 6,7 % do Valor Patrimonial Tributário (VPT) do imóvel, já atualizado depois da reabilitação,  devem contactar diretamente os Gabinetes Técnicos protocolados com a ANP.

 

Em Lisboa:  Regolfo Tel. 213571198

 

No Porto: Ha+architects  Tel. 222033202

 

 

 

 
................................................................
Copyright © 2017. ANP. Sede: Avenida 5 de Outubro, n.º 156-3.º 1050-062 Lisboa ---»Tel:211 990 589 Design by Jose Pinto - Todos os direitos reservados