Braga

 

CONSELHO ESTRATÉGICO PARA A REGENERAÇÃO

PATRIMONIAL E URBANA

Miguel Lacerda

A Câmara Municipal da terceira cidade portuguesa (124.836 habitantes, de acordo com o Censos de 2011), criou um órgão consultivo que irá acompanhar a ação do executivo na regeneração urbana.

Foi anunciado com pompa e circunstância, que fazem parte deste órgão diversos catedráticos, professores, doutores, engenheiros, arqueólogos e geógrafos, sendo presidido pelo Presidente da Câmara e nele participam o vereador da Regeneração Urbana, o presidente da Comissão de Urbanismo, o senhor arcebispo de Braga, bem como os administradores das empresas municipais BRAGAHABIT (casas sociais) e TUB (Transportes Urbanos de Braga) e os presidentes das juntas de freguesia de S. Victor, S. Vicente, S. Lázaro, Maximinos, Sé e Cividade.

Integram igualmente este órgão, um representante da Universidade do Minho e outro da Universidade Católica, o presidente da Associação Industrial do Minho, o presidente da Associação Comercial, o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Braga, Associações do Património ASPA e Jovem Coop, Associação Portuguesa para a Reabilitação Urbana e Proteção do Património (APRU-PP), Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas e até um representante dos sindicatos!

Estão lá todos!

Menos, curiosamente, os representantes dos pequenos proprietários privados, incontornáveis e em cujos prédios a regeneração pretende intervcir!

De certeza, teriam uma palavra a dizer acerca do que é seu.

O QUE É A REGENERAÇÃO URBANA

Entende-se por regeneração a reabilitação urbana que procede à alteração do uso anterior de determinados imóveis e sua envolvência.

Trata-se na maioria dos casos da requalificação dos centros históricos degradados, revitalizando-os e dando novos usos a espaços e construções existentes.

Para tal, há necessidade de superar os problemas urbanisticos, ambientais, sociais, culturais e económicos, aproveitando as potencialidades do território abrangido, tendo em vista a população diretamente beneficiada pela intervenção e a participação dos proprietários privados.

 


 

 

 

 
................................................................
Copyright © 2017. ANP. Sede: Avenida 5 de Outubro, n.º 156-3.º 1050-062 Lisboa ---»Tel:211 990 589 Design by Jose Pinto - Todos os direitos reservados