Nota da Direção
POSIÇÃO DA ANP PERANTE A ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA
A ANP - Associação Nacional de Proprietários, apoia os proprietários e senhorios que pretendem continuar a sê-lo. Não lhe compete apoiar quem exclusivamente pretende obter mais valias imobiliárias.
Não representa os proprietários de ocasião que compram, vendem e revendem, com chorudos lucros artificiais, propriedades sem qualquer relação com o rendimento que proporcionam ou poderão vir a proporcionar, assim inflacionando os preços e, mais tarde ou mais cedo, contribuindo para uma hecatombe económica e financeira.
O justo lucro, a que todos os agentes económicos têm direito, não pode ser confundido com o branqueamento de capitais ou lavagem de dinheiro.
Há dez anos, em 15 de setembro de 2008, com a falência do banco norte americano Lehman Brothers, desencadeou-se uma crise, primeiramente financeira, depois económica e finalmente política, que mudou o mundo e que ainda não terminou.
Jean Claude Trichet, presidente do Banco Central Europeu (BCE) entre 2003 e 2011, afirma em entrevista ao jornal El País de 15 de setembro de 2018, que atualmente está-se pavimentando o caminho para a próxima crise devido à acumulação de dívidas, pois “estamos numa situação vulnerável e é essencial vigiar e fazer correções”... “Estávamos no início desta crise dramática e tínhamos que deter a especulação selvagem”...”Se um dos bons indicadores da vulnerabilidade é o endividamento global, público e privado em relação à percentagem do PIB global, então estamos numa situação tão grave hoje como o era em 2008, porque este indicador exibe um nível ainda mais alto de endividamento global em relação com o PIB global”.
Quanto às pessoas que se assumem como defensoras da especulação - enriquecimento rápido a qualquer preço e quanto mais melhor - a Direção da ANP aconselha os seus associados a manterem a cabeça fria e os olhos abertos, a fim de não serem atingidos pelo contágio.
Devemos criar riqueza nacional e não produzir ricos de aviário! Inflacionar preços não é o caminho para o desenvolvimento.
A DIREÇÃO DA ANP António Frias Marques Artur Soares Alves Sílvia N. V. Sousa Sérgio Infante Carlos Teixeira
FIM
|